quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Culinária Mato-Grossense

Compartilhe:

Com influências indígenas, africanas, espanholas e portuguesas, a culinária Mato-grossense reúne texturas, cores, aromas e sabores fortes e inconfundíveis. Parte desses traços marcantes se deve à utilização de ingredientes exóticos da região, como o Pequi, a Banana da Terra, além de temperos fortes, especiarias, e às vezes, um leve toque picante. 

A principal proteína utilizada pelos Mato-Grossenses em sua culinária é o peixe. Mas a carne bovina também é bastante incorporada no cardápio. Entre os pratos principais estão o Peixe com Maxixe, Arroz com Pequi, Paçoca de Pilão (iguaria de carne batida com farinha de mandioca), Mojica de Pintado, Arroz Maria Izabel, Pacu Assado, Escaldado, entre outros. 

As sobremesas também chamam bastante atenção daqueles que buscam por sabores diferentes. O Furrundu, doce típico da região, mistura a leveza do mamão com a rusticidade da rapadura de açúcar, aliados ao gengibre, canela e cravo-da-índia. O bolinho de arroz também guarda uma surpresa especial: a suavidade e frescor da erva-doce. 

Para fechar o banquete, uma boa pedida são os licores de Pequi ou de Pitanga, além de várias outras bebidas produzidas na região, como o Canjinjin, à base de gengibre. 

Quem Somos:

Nosso blog foi criado para mostrar tudo que é de mais bonito no nosso Mato Grosso Querido.

0 comentários:

Postar um comentário

© 2014 O Mato - Grossense Pira Allexandre Ribeiro